top of page

PASSO FUNDO É UMA SOCIEDADE CONSERVADORA E AUTORITÁRIA?

A pergunta me ocorre após residir na cidade há muitos anos e após algumas constatações. A última diz respeito a uma moção de repúdio que um Vereador da cidade está propondo, contra a visita que o ex-Presidente Lula fará à cidade, no dia 23/03/2018.

A atitude do Vereador pode encontrar eco numa parcela da população, mas outros tantos da outra parcela por certo nutrem simpatia para o ex-Presidente. Aliás, a sua passagem pela cidade encontra justificativa na concretização aqui de duas realizações do seu Governo: a instalação da Faculdade de Medicina da Fronteira Sul e, anteriormente, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense – IFSUL -, campus Passo Fundo, em 2007.

Ou seja, não é uma passagem meramente de cunho político/eleitoral, afinal foi graças a estas duas instituições que mais de uma centena de alunos já conseguiram emplacar a sua formação superior gratuita, dos quais se espera, num mínimo de coerência, que devem nutrir alguma simpatia pelo Governo que lhes proporcionou isso.

Não bastasse essas duas realizações, Passo Fundo também foi beneficiária, como todo o país, aliás, do extraordinário crescimento que o Brasil experimentou quando o ex-Presidente esteve à testa do Executivo, de 2003 a 2010, com taxas de crescimento superiores a 4, 5%.

De sorte que a proposição do Vereador tem mais o condão de criar um fato que, de um lado o projete na mídia, como um suposto paladino da moral e da verdade, mas por outro, pode expor a cidade como um todo como um reduto de chimangos, como aliás já foi conhecida no passado. Contudo, ao não expressar a opinião de maioria – penso, aliás, que nesse sentido, a proposição do nobre Edil deveria se basear em alguma pesquisa de opinião ou audiência pública – a medida é inoportuna, antipática e desarrazoada contra um Presidente que já sofre a perseguição implacável da Justiça e da grande mídia. Dispesciendo, portanto, mais este ataque de Passo Fundo.

Contudo, a atitude do Vereador faz-me retomar um questionamento que já há algum tempo faço comigo mesmo: Passo Fundo é uma cidade conservadora e autoritária?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page